inicio

sábado, 19 de fevereiro de 2011

O NINHO






O ninho



Para que os ovos possam ser chocados corretamente, deve ser colocado um ninho adequado na gaiola ou viveiro, número maior de ninhos do que de fêmeas para evitar possíveis brigas entre as mesmas. O ninho é uma caixa de madeira fechada, o teto deve ser removível para possíveis inspeções. Caso queira construir seu próprio ninho, pode seguir o esquema abaixo ou colocar as medidas que lhe parecerem ideais.

Caso queira comprar um ninho pronto, este é facilmente encontrado em casas de rações. Muitos criadores preferem colocar os ninhos em lugares baixos (cerca de 15 cm do chão) já que a queda de um lugar alto pode ser fatal para um filhote ou o ovo pode ser destruído ao cair. Caso queira colocar o ninho em lugar alto (que é preferido pelas fêmeas para se ter uma boa visão), deve-se construir uma espécie de cercado em volta do ninho para impedir que os filhotes caiam, pois a proteção que há dentro do ninho não é tão eficiente quando os filhotes estiverem maiores. Eu, por exemplo, já perdi muitos filhotes devido a quedas.

OBSERVAÇÃO: Caso um ovo caia do ninho, pode ser colocado novamente se não se quebrar.

2 comentários:

  1. ola no ouvi disser que se partir duma idade se pode colocar o ninho com os filhotes lá dentro para evitar quedas e morte gostaria de saber qual a idade e se se pode colocar no chão a mãe não vai abandonar

    ResponderExcluir
  2. Para quem está iniciando uma criação,estas orientações são muito validas.

    ResponderExcluir